-
Arquitetos: Atelier ITCH
- Área: 50 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Jae Yoon Kim
Descrição enviada pela equipe de projeto. ITCH (二致), é a união de duas partes diferentes. Localizada na viela em frente ao Parque Seonggwak, em Sindang-dong, Jung-gu, a Casa ITCH é a nova moradia de um casal designers recém-casados. Este lugar, onde duas pessoas com estilos diferentes se encontram para alcançar um propósito comum, foi planejado ser, além do novo lar delas, um espaço de trabalho que pode ser o ponto de partida para uma nova história.
A ITCH House está localizada entre dezenas de residências, prédios altos e densos ao seu redor. Pela natureza do local, ao qual só se chega por escadas estreitas e longas, esta pequena casa, situada entre edifícios amontoados, tinha de ser um edifício confortável onde se pudesse recuperar o fôlego. Esperava-se que os tijolos de marfim brilhantes que pudessem iluminar os arredores, a luz que vazava pelos tijolos e o pequeno jardim fossem um respiro em meio ao entorno denso. O trabalho do designer no interior do primeiro andar é refletido para o exterior, e o jardim e a vitalidade do terraço são expostas aos transeuntes através do empilhamento do programa, ampliando assim a sensação de espaço.
A entrada do edifício existente dava para a calçada. O fato de que a abertura da porta da frente pudesse ser vista pelas janelas das várias casas vizinhas foi considerado o ponto mais crítico do projeto. A privacidade foi reforçada ao permitir que as pessoas acessem a parte de trás do edifício através de um corredor estreito que circunda a casa. Além disso, a fachada do edifício sem aberturas foi construída com tijolos, e o guarda-corpo também foi feito de modo que alargasse a fachada e criasse uma sensação de presença. Características culturais pontuais da residência foram mantidas para criar uma entrada atemporal.
Esta pequena casa tem área de 27㎡ no primeiro andar e 22㎡ no segundo andar. Para quem passa mais tempo trabalhando e recebendo pessoas do que cozinhando, o espaço da cozinha no primeiro andar foi reduzido para dar lugar a uma mesa que pode acomodar até 12 pessoas. A ponta da mesa abre-se para um terraço, permitindo que o verde e a luz do bambu entrem no espaço, dando uma sensação de expansão. O piso, paredes e tetos foram todos unificados no mesmo tom de madeira para adicionar uma sensação de expansão e conforto. Além disso, todos os móveis e dispositivos eletrônicos foram escondidos dentro da parede para fazer o espaço parecer maior.
O casal acha que o tempo no banho no início e no final do dia melhora a qualidade de vida e, apesar do espaço limitado, quiseram separar a área do vaso sanitário e a de banho. Recentemente, enquanto nos sentimos céticos em relação a apartamentos e casas construídos no mesmo formato das fábricas, tentamos projetar um espaço onde possamos realizar nosso próprio estilo de vida como um novo lar. Winston Churchill disse: “Nós moldamos nossos edifícios; depois eles nos moldam.” Queríamos um edifício que pudesse refletir os gostos de seus ocupantes e influenciar seu modo de vida. Considerando este estilo de vida, espero que esta pequena casa seja um edifício que possa ter uma boa influência sobre este casal que projetam o futuro.